Por que os dois estados do sul têm sempre férias por último?

Se você tem família ou amigos que morem em outras regiões, já deve ter reparado que as férias escolares nem sempre coincidem com as de seus filhos. Alguns já saem de férias no fim de junho, enquanto outros só no fim de julho, por ex.

Este sistema foi criado em 1964, para que houvesse um rodízio de férias entre os diferentes estados alemães, principalmente para diminuir o fluxo intenso de carros nas auto-estradas alemãs. Porém, o sistema só é usado por 14 estados e dois deles ficam de fora: a Baviera e Baden-Württemberg. As férias desses são sempre a partir do fim de julho, começo de agosto.

campo

A razão para essa exceção é simples: nestes estados se espera(va) que as crianças ajud(ass)em na colheita do fim do verão. São estados onde a agricultura é muito forte e a tradição mais ainda.

Outra peculiaridade são as chamadas Pfingstferien (férias de Pentecostes), que outrora também eram privilégio destes dois estados e agora se tornou privilégio de outros. É uma semaninha numa época muito boa, quando ocorrem os feriados de Pentecostes, por volta de fim de maio, começo de junho. Nesta época o tempo já está bom e dá para aproveitar para viajar sem muito estresse também para fora do país. Então, se as férias de verão forem mais para o final do verão, pode ser que haja a semana de Pentecostes, para recarregar as baterias.

Se você não pode ficar sem viajar no verao, dou as seguintes dicas:

  1. deixe para pegar a estrada só no domingo após o início das suas férias, já que na sexta e no sábado o trânsito vira um caos. Há famílias que saem no meio da madrugada também.
  2. se o seu destino é o Brasil, e você quer aproveitar uma oferta, cujo vôo sai antes do início das férias, você deve pedir uma autorização à escola. Caso não o faça, pode ser que você não consiga embarcar com as crianças. Nos aeroportos, eles costumam controlar quem mata aula, já que a presença na escola é obrigatória.
  3. se você não tem filhos na escola, só no Kita, viaje fora do período de férias. Cheque o calendário de férias antes. É mais barato e mais tranquilo. Na baixa temporada as ofertas de pacotes de viagens são excelentes, os aeroportos e estradas ficam menos cheios. Faça férias nas imediações, por ex., com pouco tempo de viagem é menos desgastante para todos.
  4. Viaje para o norte: Holanda, Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia por ex, onde é mais fresco e para onde você não iria, quando estiver muito frio.
  5. Prolongue sua exposição ao sol, fazendo uma semaninha de férias no sul da Europa, nas férias de outono.
  6. Evite viajar para os países do sul da Europa em agosto. É tudo lotado e caro, além de ser um forno. Nem sempre há ar-condicionado na maioria dos lugares. Visitar centros turísticos com temperaturas próximas dos 40 no meio de um formigueiro de gente pode ser bem estressante. Mais uma vez, o turismo na baixa estação ou nas férias de Páscoa e outono é bem mais agradável.

 

Calendário de Férias: https://www.schulferien.org