Autorização de viagem para sair da Alemanha

Para facilitar a passagem no controle de passaportes aqui na Alemanha ou em outro país da Europa, viajando desacompanhada do pai de seu filho, é bom providenciar uma documentação especial. Se seu filho possuir o passaporte brasileiro, nele já constará a autorização de viagem sem o pai, por exemplo.

Porém, se você sair da Alemanha com seu filho, independente do passaporte que estiverem portando, sem a presença do pai da criança, a polícia poderá exigir uma autorização do pai também.

No site do Auswärtiges Amt consta que a autorização pode ser escrita de próprio punho e deve ser acompanhada por uma cópia da carteira de identidade do genitor não presente, e a autorização deve ser  autenticada em cartório (Notar).

http://www.auswaertiges-amt.de/DE/Infoservice/FAQ/Reisehinweise/11-KindOhneEltern.html?nn=383016

autorizacaoviagem

O site do ADAC oferece dois modelos de autorização, que podem inclusive ser utilizados em outras viagens para o exterior, nas seguintes línguas: alemão, francês, italiano, inglês, espanhol e turco:

2 comentários em “Autorização de viagem para sair da Alemanha

  1. Hallo pessoal! Há algum tempo solicitei a entrada no grupo Mães Brasileiras na Alemanha no Facebook… pois não tive resposta e não consigo mais achar o grupo na busca. O grupo acabou? Fui recusada? Queria entender o que aconteceu. Desculpe fugir do tema do post. Obrigada!

  2. Olá, tudo bem? Solicitei autorização para participar do grupo no Facebook mas não tive retorno e não estou mais localizando o grupo. Estou estudando a possibilidade de me mudar com meu filho e meu marido e gostaria de conversar com outras mães a respeito sobre a mudança em si, escolas, etc. Como faço para participar, por favor? Obrigada, Helena Pinatti

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.